sexta-feira, 31 de maio de 2013

Refletindo acerca da expansão imperialista


O historiador chileno Hector Bruit definiu Imperialismo como um período (1870 e 1914) no qual países centrais do capitalismo na  Europa Ocidental e os Estados Unidos arquitetaram a conquista política, econômica e cultural da África, Ásia, Oceania e América Latina.  Esse processo foi resultado de transformações aceleradas na estrutura econômico-social dos países centrais capitalistasMas, os verdadeiros fatores da expansão imperialista (de ordem econômica e de natureza político-estratégica, diplomática e nacionalista) foram disfarçados, como diz o autor:
Foi notória a visão de que a colonização era uma missão civilizadora de uma raça superior, a branca. Essa convicção baseava-se na superioridade que o europeu e o americano viam em suas instituições políticas, na organização da sociedade, no desenvolvimento industrial. Ao mesmo tempo, essa imagem era estimulada por doutrinas marcadamente racistas, como a elaborada pelo filosofo inglês H. Spencer, conhecida por darwinismo social. 
Em sala de aula refletimos sobre o conceito Imperialismo, seus fatores e consequências. O resultado está resumido nas apresentações em ppt. que apresentamos aqui. Que essas análises sejam apenas um primeiro passo em direção ao objetivo de conhecer mais as características do mundo no qual vivemos. 

Comentem os trabalhos dos colegas, acrescentem elementos. Nossa intenção é mesmo produzir polêmica. A boa polêmica que nos leva a reflexão, a aprender a ouvir o outro e, principalmente a produzir conhecimento.

Sejam bem vindos!!!


.">