segunda-feira, 3 de setembro de 2012


A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria. (Paulo Freire - 1996)


... uma escola que transforme seu modelo (e sua práxis) de comunicação, isto é, que torne possível a transição de um modelo centrado na sequência linear – que encadeia unidirecionalmente graus, idades e pacotes de conhecimento – a outro descentrado e plural, cuja chave é o encontro do palimpsesto e o hipertexto. (Jesús Martín-Barbero - 1998)

 
Olá, meus alunos! 

Sejam bem vindos ao Blog “Exercícios de História”. Este é um espaço que pretende ser construído coletivamente e produzir conhecimento de forma colaborativa. Espero contar com vocês nessa tarefa.
Todos estão convidados a “abandonar o modelo centrado no falar-ditar do mestre e colocar em seu lugar a provocação à participação, à colaboração, [sendo desejáveis] permutas, associações, simulações, reformulações e modificações na mensagem”. (SILVA, 2010).
A única regra é a responsabilidade para com as fontes e informações verossímeis. As dúvidas, as incertezas são muito bem vindas! Buscando, coletivamente e de forma responsável, as respostas, produzimos conhecimento
Assistam ao vídeo abaixo e me digam se conseguem ver no exercício desenvolvido pelo músico Bobby MacFerrin alguma relação com a proposta apresentada?


 
Referências bibliográficas
Freire, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa / Paulo Freire. – São Paulo: Paz e. Terra, 1996
Silva, Marco. Sala de aula interativa. São Paulo: Edições Loyola, 2010.
Martín-Barbero, Jesús. Nuevos regímenes de visualidad y des-centramientos culturales. Bogotá (Colômbia), 1998. Apud. Silva, Marco. Op. cit.

 

 

4 comentários:

  1. A proposta apresentada pela senhora e aceita por nós é que façamos um espaço de estudo, e de criação, de forma coletiva.
    A meu ver, com a senhora concedendo os temas e nós com os estudos acerca dos mesmos, assim sendo um espaço em que, juntos, aprendamos mais sobre muitos pontos da história.
    No vídeo temos o músico Bobby MacFerrin dando o pontapé inicial para a criação de uma música com escala pentatônica, mas de forma coletiva com a platéia, ele indicando o tom e a platéia fazendo o som.
    Como podemos perceber há muita relação entre o vídeo e a proposta, o músico indicando o tom é como a senhora com os temas na história, e a platéia produzindo o som é como a gente, que, com os comentários, produz um conteúdo interessante e juntos criamos um espaço de estudo de história que nos será de suma importância no futuro para nossos planos profissionais.

    Roger Duarte, Turma 3A, nº:28

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  2. Legal, Roger!
    Vc. foi o único que se preocupou em responder a essa postagem. É importante que todos nós tenhamos claro que eu estou propondo uma outra maneira de aprendermos. Sei que com a pressão do Vestibular fica complicado, mas, não é impossível, é muito mais interessante e aprendemos também!
    bjos.

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  3. Muito legal o video Professora!!
    Tem total relação com a proposta desse blog, pois é estabelecida uma interação entre uma espécie de maestro e sua orquestra (no seu caso, seus alunos). No video podemos ver que Bobby começa transmitindo o basico, ajudando a plateia. Posteriormente o musico induz a plateia, que ja possui certo conhecimento, a construir uma melodia enquanto ele acrescenta outros sons. O blog é exatamente isso: você nos transmite um conhecimento e posteriormente nos desafia - o que seria a resposta da plateia. Depois responde a nossa resposta, fazendo complementações.

    Joana Alvarez, Nº16 Turma 3C

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  4. A ideia Joana é que possamos avançar na produção coletiva de conhecimento. O debate, a argumentação são os elementos chave. Bom que vc. tenha gostado pois pretendemos desenvolver mais essa proposta no restinho de tempo que nos resta.
    Bjos.

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