terça-feira, 19 de novembro de 2013

A REVOLUÇÃO CUBANA

3 comentários:

  1. Resposta da questão problema.
    Grupo: Leonardo Ramalho, Tiago Coutinho e Victor Figueiredo
    Mesmo após o "sucesso" de Cuba em relação ao socialismo, outros países não seguiram o mesmo exemplo por causa do medo de uma possível retaliação dos EUA. Como os estadunidenses tinham, e ainda tem, um controle praticamente absoluto do mercado econômico mundial, não seria difícil para eles fazerem um bloqueio comercial com o país que ousasse se contrapor aos seus ideais. Cuba, por exemplo, sofreu com esses bloqueios econômicos mas conseguiu resistir por causa das guerrilhas de foquismo que eram aliadas da URSS que por conta disso, dava dinheiro para Cuba.

    ResponderExcluir
  2. Grupo: Mariana e Fernanda Ferreira, Rennan Gaio e Gabriel Belo
    achamos que diferentemente das outras ditaduras latino americanas, cuba teve um governo peculiar, considerando que eles deixaram de ser apoiados pelos EUA por terem praticas comunistas e futuramente se aliarem a URSS. Desse modo, seu governo nessa época não estava incentivando a capital privado e o lucro, mas o desenvolvimento das estruturas de base e ao combate ao analfabetismo. Com isso, seus setores de educação melhoraram consideravelmente. Já os avanços na medicina foram necessários pelo fato de combater as doenças e manter aquela população como vitrine do socialismo no lado esquerdo do globo terrestre.

    ResponderExcluir
  3. Grupo Ditadura Militar Argentina: Deborah Medeiros (nº1), Maíra Bernardo (nº13) e Nathalia Cezario (nº18) Turma 3A

    O possível motivo de Cuba ter sido uma exceção ao histórico de processo de revolução dos demais países se explica pela forma na qual país adquiriu autonomia no período da Guerra Fria, isto é, Fidel Castro tomou o caminho da revolução através do incentivo ao próprio país através da nacionalização de empresas que antes eram de domínio privado, fundamentação da reforma agrária e também a atenção à educação, com o objetivo de combater o analfabetismo no país.
    Dado isso, Cuba apesar dos percalços sofridos em sua história de crises seconômicas e tentativas incessantes do EUA em atacar o então presidente e seu regime (ataque à Baía dos Porcos) através de embargos econômicos que duram até hoje, por exemplo, conseguiu chegar ao sucesso na sua revolução graças a sua política socialista que originou frutos como uma excelente base educacional e a atual parceria pública-privada responsável pelo emprego de mão-de-obra cubana em empresas estrangeiras e também o destino de parte de seu lucro para o estado de Cuba.

    ResponderExcluir