História Contemporânea e do Tempo Presente: Ações e reações
Pensar historicamente o tempo presente exige que nos
debrucemos sobre processos que marcaram a reorganização da ordem internacional
nos últimos 30 anos. A partir da década de 1980, a dissolução dos regimes
socialistas europeus, com a queda do regime soviético, pôs fim à Guerra Fria,
dando início a novas premissas nas relações internacionais que vem
caracterizando o século XXI.
O papel da chamada “Pax americana” e o da Rússia nesse novo
cenário; a emergência de novos países (os BRICs) no jogo político e econômico
internacional, demonstrando a profundidade da interdependência entre o antigo “mundo
desenvolvido” e a “periferia” das nações mundiais, com suas especificidades e
similitudes; a visibilidade estonteante dos cadinhos culturais de todos os
cantões do mundo que se misturam, provocando hibridismos que, mesmo que virtualmente,
influenciam ações, valores e atitudes de regiões tão distantes geográfica e
culturalmente e demonstram a força de um novo ativismo pautado no
interacionismo gerado pela web. Todas essas questões nos obrigam a pensar o
mundo produzido pelo pós-guerras, na segunda metade do século XX.
Esse mundo está sendo destruído ou tudo que acontece nos dias
de hoje são novas roupagens de velhas estratégias e táticas do capitalismo,
nosso velho conhecido? As instituições políticas e sociais que conhecemos, suas
práticas e valores, dão conta de responder às necessidades de um mundo em
profunda ebulição? Essas as questões que queremos trazer para esse debate em
sala de aula.
Nas próximas postagens, organizados em duplas ou trios, os alunos da turma 3A/2013 do
CAp/UERJ vão apresentar eventos/processos que forjaram o mundo que conhecemos –
com suas virtudes e problemas. Vão buscar a problematização desses eventos e o
debate virtual de todos nós será complementado pela discussão em sala de aula,
buscando a formulação de hipóteses explicativas para as questões que
caracterizam o tempo presente.
Participam da alimentação da discussão, no blog e em sala de
aula, os licenciandos de História que estagiam neste semestre na turma 3A.
Todos são bem-vindos ao debate!
Nenhum comentário:
Postar um comentário