sexta-feira, 3 de julho de 2015

MOVIMENTOS SOCIAIS: ANARQUISMO E BLACK BLOCS

Disponível em http://g1.globo.com

“Por que ser um Black bloc? Ao viver a tática radical, sem hierarquia e descentralizada, jovens alcançam sensações de libertação e fortalecimento”.

As roupas negras e as máscaras utilizadas pelos grupos visam esconder os participantes e dificultar sua identificação pelas autoridades. A estratégia também faz com que eles se unifiquem, criando a impressão de uma só massa.
Entre os preceitos pregados, está a destruição de propriedade, como forma de protesto e de chamar a atenção para suas posições. Sedes de empresas que costumam apoiar os governos contra os quais se protesta costumam ser alvo, assim como bancos, por sua relação com o capitalismo – a essência do movimento é anticapitalista.
Por se tratar de uma estratégia, o grupo não é unificado – em um mesmo protesto é possível haver várias aglomerações de Black Blocs, seguindo os mesmos preceitos, mas com táticas diferentes.
No Egito, os militantes se definem como "uma geração que descende do sangue dos mártires" da mobilização popular de 2011, que obrigou Hosni Mubarak a abandonar a presidência do país, depois de ter ocupado o cargo durante três décadas.
"As revoluções não são feitas com água de flor de laranjeira, mas com sangue", dizem,  afirmando serem "potenciais mártires".
Apesar de suas raízes remontarem aos movimentos autonomistas da Alemanha da década de 80 – voltados para uma oposição direta à burocracia – a tática blackbloc (que deve seu nome à mídia e à polícia alemã) apenas entra de fato na vida da América do Norte e da Europa na virada para o século XXI. Desde então, vem se tornando uma característica comum em protestos e distúrbios que se estendem do Oriente Médio à América do Sul. Sua atuação independe da posição geográfica. Afinal, como afirmam seus militantes, trata-se de um confronto contra forças de repressão global.
Essa tensão emergiu, por exemplo, no movimento Occupy Wall Street (2011). E nos protestos de rua brasileiros, os gritos de "sem vandalismo" são muitas vezes desafiados por um coro de "sem moralismo!". As táticas dividem a opinião pública e se voltam contra a maioria daqueles que não acreditam em violência de nenhum tipo, incluindo a destruição de propriedades. Além disso, os blackblocs são muito criticados por sua composição étnica e social: uma maioria masculina e branca de garotos provenientes da burguesia, entre 20 e poucos e 30 anos.
Referências:
TOLEDO, Edilene. Anarquismo e sindicalismo revolucionário: Trabalhadores e militantes em São Paulo na Primeira República. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2004
 Revista de História.com.br
- Veja.com

Para refletir:

A palavra anarquia, usada frequentemente para designar desordem e confusão, vem do grego e significa “sem governo”, isto é, o estado de um povo sem autoridade constituída. Do mesmo horizonte de significado nasce o anarquismo, doutrina política que prega que o Estado é nocivo e desnecessário e que existem alternativas viáveis de organização voluntária(Edilene Toledo - professora da Universidade Federal de São Paulo e autora de Anarquismo e sindicalismo revolucionário: Trabalhadores e militantes em São Paulo na Primeira República- Fundação Perseu Abramo, 2004).

Vandalismo (substantivo masculino)
1. ação própria dos vândalos ('povo'), que consiste em atacar produzindo ruína, devastação, destruição.
2. p.ext. ato ou efeito de produzir estrago ou destruição de monumentos ou quaisquer bens públicos ou particulares, de atacar coisas belas ou valiosas, com o propósito de arruiná-las.

 Considere o texto acima, as definições apresentadas, pesquise em outras fontes e responda: O movimento dos black blocs pode ser incorporado ao que a autora define como anarquismo ou não passa de vandalismo?

36 comentários:

  1. Em todas as fontes que encontrei, o movimento black bloc é definido como um movimento de cunho anarquista que confronta os governos atacando diretamente a propriedade privada, que para eles simbolizam as grandes empresas e os governos que as suportam. O problema dessa ideologia é que ela pressupõe que o capitalismo está intrínseco aos sistemas de governo, que não está. O capitalismo é um sistema econômico, não de governo. Assim, não é de tanta surpresa saber da existência de ideologias como o anarcocapitalismo, a mistura do que os membros dos black blocs tanto veneram e desprezam. De certa forma, o movimento pode ser sim incorporado a definição de anarquismo pelos ideais que pregam, mas o meio que utilizam para disseminar esses ideais - o vandalismo - não pode ser considerado parte da ideologia anarquista.

    Matheus Moreno, 3B

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Matheus, vou me permitir discordar de vc. O capitalismo, enquanto sistema, exterioriza o conjunto de propostas e ideias do liberalismo. E este é uma filosofia que desde sua origem apresenta propostas para a organização da sociedade de forma global, no âmbito da política, da economia e da análise social. Portanto, um governo capitalista vai abraçar tais princípios liberais, por mais que esses tenham se adaptado às mudanças no tempo social, suas bases continuam sendo a defesa do direito à propriedade e à liberdade individual.

      Excluir
  2. Os black blocs são movimentos que disseminam a teoria anarquista e são caracterizados pela manifestação de grupos de pessoas mascaradas e vestidas de preto, as quais deslocam-se para protestar nas ruas com intuito de confrontar as forças de ordem e evidenciar o desprezo pelo sistema capitalista. Além disso, os integrantes do grupo visam utilizar ações diretas (como: bloqueio de estradas, sabotagens e boicotes) às propriedades privadas, já que estas são consideras um símbolo capitalista de exclusão. Portanto, não podemos dizer que anarquismo é sinônimo de vandalismo, visto que os defensores da teoria anarquista não sustentam ideologias referentes a degradação dos espaços; pelo contrário, por meio de manifestações exercem e expõem seu repúdio a um sistema responsável pela extrema desigualdade social.

    Fonte: wikipedia
    Nome: Rayra Lopes, Turma: 3C

    ResponderExcluir
  3. Black bloc é o movimento praticado por jovens mascarados e vestidos de preto (procurando manter o anonimato destes) que afrontam as forças de ordem. Utilizando-se de ideologias anarquistas esses grupos atacam diretamente as propriedades privadas por as considerarem representações do capitalismo.
    Sendo o anarquismo uma filosofia política que é contra a qualquer tipo de hierarquização que não seja aceita livremente, pode-se dizer então, que o movimento black bloc aderi os preceitos anarquistas, indo contra o sistema econômico capitalista e a quaisquer forma de opressão e autoritarismo. Porém, o método com que o grupo expressa e dissemina seus ideais, o vandalismo, não pode ser associado ao anarquismo, já que este não prega a depredação de ambientes públicos, tão pouco privados.

    Geovanna Mendes, 3B

    ResponderExcluir
  4. Os black blocs são grupos que realizam movimentos criticando o sistema capitalista da sociedade atual, por meio da depredação do patrimônio publico. Estes também são contra as grandes empresas e o governo, que acabam gerando a grande desigualdade social e econômica ao redor do país - Brasil, em questão.
    Seus movimentos são caracterizados como anarquistas, embora o anarquismo não esteja diretamente vinculado à eles, e também não seja defensor do depredamento e violência.

    "À diferença do modus operandi de outros grupos anticapitalistas, os integrantes do black bloc realizam ataques diretos à propriedade privada, como forma de chamar a atenção para sua oposição ao que consideram símbolos do capitalismo - as corporações multinacionais e os governos que as apoiam."

    Nome: Lays Serpa
    Turma: 3B

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. O movimento black bloc tem cunho anarquista, tendo em vista que, por meio de de táticas e organização, busca atacar o Estado, que é visto como nocivo ao povo. O ataque a bancos e outras propriedades não visa só a destruição -como no vandalismo-, mas sim busca protestar contra a influência negativa -no ponto de vista deles- dessas propriedades na vida da sociedade
    Geovanna Lemos turma 3B

    ResponderExcluir
  7. O movimento Black Bloc pode ser definido como um cunho anarquista devido sua crítica ao capitalismo e ao Estado como forma de organização econômica mundial. No entanto, o Anarquismo não está vinculado excepcionalmente ao movimento black bloc, visto que tal teoria política não está necessariamente interligada a destruição de patrimônios públicos e privados.

    Afim de atingir seus preceitos, o grupo organiza diversas estratégias e modos de atingir o Estado e as propriedades privadas, que para eles, é o símbolo de ascensão do sistema capitalista.

    A relação perante ao movimento Black Bloc e sua forma de protesto, ou seja, o vandalismo de propriedades públicas e privadas, tenta evidenciar à sociedade o poder nocivo que esse sistema disseminado pelo mundo é prejudicial para o desenvolvimento da vida social.

    Fonte: Minha reflexão sobre o texto e várias notícias.

    João Vítor, Turma 3B

    ResponderExcluir
  8. “Os ativistas Black Bloc não são manifestantes, eles não estão lá para protestar. Eles estão lá para promover uma intervenção direta contra os mecanismos de opressão, suas ações são concebidas para causar danos às instituições opressivas.”
    Os Black Blocs tem intenção de danificar patrimônio privado como meta de atacar o Estado. O movimento geralmente acontece durante um protesto de esquerda, onde os membros do grupo vão mascarados para não serem reconhecidos. Entre eles mesmos não existe liderança, todos são vistos como iguais. Justamente por isso, podemos afirmar que o grupo tem intenções e influências anarquistas, já que possuem como meta atingir o Estado.
    Mariana de Lima, turma 3B

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. O black bloc é um movimento anarquista, o qual visa uma insatisfação e critica ao atual estado e ao sistema capitalista. Entretanto não podemos confundir o movimento black bloc como um movimento vandalo, pois o anarquismo não está associado ao vandalismo.
    Como forma de criticar e para alcançar suas metas eles organizam ataques aos órgãos privados como bancos entre outros; entretanto não tem cuja unica finalidade a destruição e ruina das coisas sem nenhum sentido, é apenas o meio que eles usam para protestar contra o estado e lutar por uma sociedade mais justa e melhor para a população.
    Youssef Olivier
    Turma:3C

    ResponderExcluir
  11. O Black bloc possui cunho anarquista, considerando que possui como principal objetivo criticar o Estado através da destruição, do caos, o que acaba gerando confusão para aqueles que desconhecem tais objetivos, já que nem todos aqueles pertencentes aos Black blocs buscam de fato causar mudanças no sistema. Com a popularidade que o movimento foi recebendo, muitas pessoas começaram a frequenta-lo com o simples objetivo de disseminar o pânico, gerando tumulto e violência, o que lembra vandalismo, mesmo não sendo.

    Marquinhos
    3C

    ResponderExcluir
  12. No Brasil diante da omissão de alguns partidos políticos, políticos, sindicatos e organizações da nossa sociedade referentes a situação política, econômica e social levam pessoas e grupos a não se sentirem representadas por estes organismos e pessoas. E em determinados momentos quando a pressão política e social sobem, acentuam este descaso com os segmentos mais necessitados, também ameaçando as poucas conquistas sociais individuais e coletivas, conseguidas através de lutas políticas, o que faz surgir grupos como black blocks.
    Os black blocks aparecem como grupo de contestação política do que eles acham que já não corresponde as necessidades do povo em geral. Considera-los anarquistas não seria correto, porque os anarquistas não reconhecem o Estado como ente supremo para governar suas vidas, desprezando qualquer ligação com a política já estabelecida, como por exemplo partidos políticos. Eles receberam apoio moral, financeiro e material de partidos, pessoas e entidades ligadas ao movimento de esquerda brasileiro. Portanto não são anarquistas.
    Eles podem ser considerados vândalos, pois em todos os protestos e passeatas que participaram , acabaram depredando e destruindo bens públicos e privados. Assim preferem marcar posição.
    Deve-se entender que o protesto deles é legítimo, porém perde parte desta legitimidade quando objetivamente não direcionam estes protestos para instituições e pessoas com as quais ele discordam diretamente. Isso não significa perseguir as pessoas ou instituições , mas dentro do protesto mostrar os que eles consideram culpados por esta inércia e abandono político.
    Turma 3C

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tiago (Carlos Rodrigues ???), são os manifestantes que, de forma geral, se denominam black blocs - pelo menos nas chamadas para os movimentos nas redes sociais. Mas, para avaliação, valeria vc. utilizar fontes para fazer algumas das afirmações que apresenta. De todo modo, valeu pela participação.

      Excluir
  13. Movimento de cunho anarquista e libertário, os black blocks se manifestam de forma depreciativa, ao criticarem uma sociedade cada vez mais capitalizada, através da destruição de patrimônios. A critica ao Estado atual, baseado nas politicas econômicas do capitalismo, faz com que os black blocs escolham uma forma de ação rebelde, agindo para destruir tanto espaços públicos quanto privados. O importante é chamar a atenção de todos e todas em relação a um governo que se torna cada vez menos acessível ao povo.
    O vandalismo vem sendo objeto de distorção utilizado pela grande mídia para definir aqueles que depredam patrimônios públicos e privados e se auto intitulam black blocks. A grande questão é: Quem são os reais vandalos?
    São aqueles que negam educação publica, gratuita e de qualidade a todos e odas, sao aqueles que se acham no direito de privar e encerrar qualquer tipo de manifestação de liberdade, são aqueles que dominam e alienam uma população a seu favor, são aqueles que praticam o discurso do ódio e da vingança, e por ai vai. Esses sim são os reais praticantes do vandalismo.
    Vale a reflexão, de que vandalismo estamos falando?

    ResponderExcluir
  14. Segundo a definição da autora, o movimento Black Bloc se enquadra nas definições de anarquismo porém com algumas ressalvas: o movimento Black Bloc é considerado uma estratégia em manifestações e não "desordem e confusão", sendo uma de suas funções a proteção dos manifestantes, desviando a atenção da policia. As características de se voltarem contra os objetos de representação do capital e das figuras do Estado são demonstrações de influencias do anarquismo, logo não se enquadram na definição de vandalismo, pura e simplesmente e sim são formas de expressar os ideais dessa vertente.
    Turma 3C

    ResponderExcluir
  15. O black bloc, em sua essência, é um movimento com caráter anarquista, porque enxerga o atual Estado e a economia como nocivos. De acordo com o senso comum, no entanto, as ações dos black blocs são simploriamente interpretadas como vandalismo. Em seus protestos, eles depravam símbolos do capitalismo, como bancos, lojas e carros de luxo. Esta atitude é encaixada em esteriótipos de mera violência e baderna, sendo esquecida ou invalidada a ideologia por trás do movimento. Em suma, os black blocs não podem ser incorporados à definição de vandalismo, uma vez que não possuem o propósito de arruinar bens materiais, e sim demonstrar a insatisfação com a situação do governo.
    Ludmilla Ferreira, 3B

    ResponderExcluir
  16. O movimento dos Black blocs deve ser incorporado à doutrina política denominada anarquismo. Podemos fazer esta análise com base na definição da consistência desta doutrina: "prega que o Estado é nocivo e desnecessário e que existem alternativas viáveis de organização voluntária”, dessa forma, somos capazes de associar a nocividade do Estado com a maneira de pôr fim a esse mal, ao que se caracteriza como algo nocivo à sociedade, que seria através da ação do movimento dos Black blocs. A essência do movimento é, em tese, exatamente uma vertente para que seja encontrado o caminho ou o processo de mudanças necessárias para a instituição do anarquismo. Porém, com o sistema fechado e compacto diante de mudanças tão radicais, busca-se um intermédio capaz de gerar mudanças gradativas potencialmente fortes para que a doutrina anarquista seja instituída. No entanto, há também aqueles que praticam ações de "vandalismo" sem qualquer conhecimento da ideologia e do objetivo-base do movimento e, ainda assim, as praticam por simples "adrenalina" etc.
    Podemos, portanto, classificar o movimento dos Black blocs como um processo ou vertente capaz de instituir o anarquismo, apesar de suas exceções.
    Lucas D'Ávila, 3C.

    ResponderExcluir
  17. O movimento Back Bloc pode ser definido como um movimento anarquista.Para entendermos tal fato basta considerarmos a ideologia ''anti-governamental'' adotada pelos seus integrantes, pois é este o fato que os identifica como grupo, afinal de contas como o próprio autor diz: ''em um mesmo protesto é possível haver várias aglomerações de Black Blocs, seguindo os mesmos preceitos, mas com táticas diferentes.'', logo o grupo não é homogêneo e sua união se da num campo ideológico. Consequentemente se há uma união dentro do movimento que se deve principalmente pela presença de uma ideologia ''anti-Estado'' pode se classificar o movimento como anarquista, pois é justamente este o fundamento principal do anarquismo: ''doutrina política que prega que o Estado é nocivo e desnecessário e que existem alternativas viáveis de organização voluntária”.
    Sobre o vandalismo basta pensarmos que diversos movimentos de ideias revolucionários (comunistas, capitalistas etc) tiveram manifestantes que depredaram bens públicos e privados a favor de um ideal, independente do caráter questionável destas atividades, não devemos que tal pratica tem como objetivo gerar mudanças de modo rápido e radical dentro da sociedade. Sendo assim o denominado ''vandalismo'' praticado pelos Black Blocs possui um caráter simbólico e não (unicamente) destrutivo.
    Por fim gostaria de comentar que o movimento anarquista não necessariamente é anti-capitalista, basta lembrar o ''anarco capitalismo'' , porém a maioria dos movimentos anarquistas foram de caráter anti capitalista e o movimento Black Bloc não é uma exceção
    Pedro Araújo 3B

    ResponderExcluir
  18. A autora define anarquismo como uma “doutrina política que prega que o Estado é nocivo e desnecessário e que existem alternativas viáveis de organização voluntária”. Já o movimento Black bloc é definido pelo Wikipédia como “nome dado a uma tática de ação direta, de corte anarquista, empreendida por grupos de afinidade que se reúnem, mascarados e vestidos de preto, para protestar em manifestações de rua, utilizando-se da propaganda pela ação para desafiar o establishment e as forças da ordem”. E o vandalismo por definição é “ação própria dos vândalos ('povo'), que consiste em atacar produzindo ruína, devastação, destruição.”.
    Então como podemos perceber o movimento Black bloc pode ser considerado teoricamente anarquista, assim com a autora define. Porém na prática, como observamos nas manifestações de 2013 o movimento não agiu dessa forma, eles destruíam tudo que tivesse ligação com o capitalismo, pois é um movimento considerado anticapitalista, então como forma de protesto atacavam produzindo devastação, encaixando-se na definição de vandalismo.
    Com isso temos essa dualidade na hora de discutir esse assunto, e para conseguir uma resposta temos que primeiro decidir por qual lado iremos analisar. Pois se pararmos para analisar apenas pela sua definição é considerado um movimento anarquista, porém na sua prática não passa de vandalismo, mesmo que sua ideologia seja a mantida.

    Joana - turma: 3A

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, "Joana", concordo. A questão é mais complexa do que se esconder por trás de uma definição. Um movimento social não pode ser explicado pela sua definição, seus princípios, mas, também, pela sua prática, ação na realidade e com relação aos demais cidadãos. É complicado! Mas, penso em um ditado: "Os fins justificam os meios"?

      Excluir
  19. O movimento dos black blocs tem origem anarquista, Quando um grupo de pessoas que estão querendo realizar uma ação conjunta em função de algo que eles acreditam que precisa ser melhorado ou que está errado. Eles se reúnem e vão para as ruas protestar com roupas pretas e marcaras, os integrantes buscam criar forças pra poder confrontar a força de ordem, tentando destruir patrimônios privado ou que sejam considerados capitalista com fim de atingir o estado,como acontecem em 2013 nas manifestações, eles quebraram várias coisas e parecia uma guerra, algumas pessoas tinham medo porque eles agiam de forma violenta nos protestos gerando confusão e tendo que ter intervenção dos policias sendo que eles ficaram com essa fama pois tinham pessoas infiltradas com as mesmas características que eles são conhecidos, assim associando a ação diretamete a imagem deles. Os black blocs querem demostrar sua insatisfação e não apenas destruir o patrimônio público.
    Kamilla ferreira 3A

    ResponderExcluir
  20. Os black blocs, como bem colocado pela autora, são grupos de cunho anarquista. Ou seja, esses jovens concordam que Estado, seu sistema e qualquer outro tipo de hierarquização são nocivos para a sociedade. A criação de esteriótipos da mídia e de muitos indivíduos se deve a falta de uma reflexão sobre esse movimento, pois enquanto as ações dos black blocs forem vistas por si só, irão parecer de fato um simples vandalismo. Porém, por trás da depredação de bancos e propriedades privadas há o descontentamento com a corrupção e exploração exercida pelos mesmos, com um Estado cada vez mais opressor e excludente, um grito por justiça. Ou seja, o movimento dos black blocs pode sim ser incorporado ao que a autora define como anarquismo, pois é essa luta pelo fim da hierarquia e opressão, pela liberdade e expressão de descontentamento com o Estado, onde na verdade quem destrói o patrimônio todos os dias são aqueles que concentram a renda, que oprimem e calam o povo. Porém, a depredação do espaço público e privado pelos back blocs não pode ser ligado diretamente ao anarquismo, por ser um movimento ideológico e filosofia política.


    Alunx 3, turma 3A

    ResponderExcluir
  21. O movimento Black Bloc é uma estrutura infomal e descentralizada. Ele é composto de um grupo de pessoas que tem ideais, objetivos e propósitos comuns, que saem à rua, na maioria das vezes mascarados e vestidos de preto para protestar à fim de terem seus ideais atendidos. Em definição, o movimento Black Bloc é um movimento de cunho anarquista, e o principal método de manifestação desse grupo é chamar a atenção, confrontar o Estado, o governo, atacando a propriedade privada diretamente. O movimento Black Bloc tem os mesmos ideais do Anarquismo, pois confronta a existência de Estado como está expresso nessa passagem: "Do mesmo horizonte de significado nasce o anarquismo, doutrina política que prega que o Estado é nocivo e desnecessário e que existem alternativas viáveis de organização voluntária." Além desse ideal, existem outros em comum. Como a forma de protesto desse movimento é confrontar o governo, depredando bancos, lojas, o que são considerados símbolos do capitalismo. E com isso, eles se encaixam aquele esteriótipo de baderna, bagunça, ou melhor, o que chamam de vandalismo. Portanto, mesmo que os black bloc depredem prédios públicos e etc, eles não depredam bens materiais simplesmente porque gostam ou por não ter nada a fazer e sim à fim de mostrar sua insatisfação com o Estado, mas muitas vezes estão sendo interpretados de má forma, tendo sua ideologia esquecida e invalidada, por isso os mesmos não podem ser incorporados ao que chamam de vandalismo.

    Lívia Lima, Turma 3A

    ResponderExcluir
  22. Os black bloc são, primordialmente, um movimento anarquista, os seja, defendem que o Estado, ou qualquer divisão parecida é ruim para a sociedade que viveria muito melhor pela anarquia. A questão é que muitos dos integrantes desse movimento não são anarquistas, mas encontraram nos black bloc a forma mais eficaz de reivindicação dos seus direitos, por diversos motivos, sendo o impacto causado pelas suas ações o principal. O grande ponto é que a mídia atribui aos black blocs uma carga negativa, dizendo que suas ações são de vandalismo puro, sem nenhuma significação intrínseca.Porém seus atos tem motivos fortes, que buscam uma mudança nos sentidos político, social ou econômico vigentes, de forma que as condições de vida melhorem para todos e não somente para algumas camadas populares.
    Daniel 3A

    ResponderExcluir
  23. O Movimento dos Black blocs se volta mais ao cunho anarquista, pois há a depredação de propriedades onde eles intitulam Símbolos do capitalismo e desigualdade, Ex: Propriedades privada que apoiam ao governo e bancos, a qual ocasionariam o enfraquecimento do estado. são grupos de roupas negras e máscaras que visam passar a mensagem aos governantes por meios de quebra-quebra e protestos enfatizando seus ideais como um grito de justiça.



    Natália Ferreira (3A)

    ResponderExcluir
  24. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  25. Os Movimentos Black Blocs são formas de protesto em oposição ao sistema e à realidade enfrentadas pelo povo. Considerá-los vandalismo é uma maneira simplória e que se atém a casos específicos que descaracterizam e tiram o foco dos reais objetivos de mudança que motivam esses grupos.
    O problema na realidade brasileira ocorre pelo fato da cobertura midiática extremamente parcial e que busca denegrir a imagem de formas mais extremas de protesto, impedindo a discussão e reflexão sobre o que realmente importa: os fatores que PROVOCAM o sentimento de mudança.
    Além disso, pode-se entender que a perspectiva negativa tomada pelo povo contra esses manifestantes advém de um histórico pacífico de uma sociedade que até mesmo em sua independência não realizou atos radicais contra o Governo. A independência de Portugal foi feita por um membro do próprio trono português. Por esse e outros exemplos em nossa história, percebe-se uma apatia construída ao longo do tempo em relação aos atos extremistas contra o Governo, sendo mais simples resolver o problema de prender alguns "vândalos", do que enfrentar a situação desigual e corrupta sustentada no modelo atual.
    Caio Bosco 3A

    ResponderExcluir
  26. Há uma grande tendência de tentar rotular os black blocs como um movimento anarquista. Segundo Mikhail Bakunin "Se revoltar é uma tendência natural da vida. Até as minhocas se revoltam contra os pés que as esmagam. Em geral a vitalidade e relativa dignidade de um animal pode ser medida pela intensidade do instinto de revoltar." e "Ao tentar fazer o impossível, o homem sempre conseguiu fazer o possível. Aqueles que cuidadosamente fizeram nada além do que acreditavam, nunca deram um simples passo à frente"; de acordo com as falas do pai do anarquismo percebemos que o movimento pode, em essência, se relacionar pelas características comuns de desprezo a autoridades, crítica a qualquer forma de dominação, entre outros pontos. O problema é que Bakunin, Kropotkin, Murray Rothbard, Robert Nozick tinham noção do porquê se opor a um Estado, de como sua extensão de poder, além de ser nociva, poderia cada vez mais aumentar -- segundo a força de uma classe dominante que se apodera de suas estruturas e instituições -- o cercear de direitos básicos de qualquer indivíduo, como vida, liberdade e propriedade; os black blocs são, normalmente, jovens de classe média, cujo conhecimento histórico e de teoria política se limita a acreditar que em tudo que leram em algum "site politizado" compartilhado no facebook, e tomam os movimentos de rua como uma oportunidade de estender sua revolta contra papai e mamãe a um plano macrossocial. Criados desprovidos de respeito a regras e valores morais, se encantam com os discursos de que sua "criatividade destrutiva", sua vontade de caos podem ser canalizados para atitudes concretas contra um sistema, que desconhecem de todo, porém que ouviram dizer que é a causa de todos os males que pairam sobre essa terra. Daí vem o cunho escatológico de sua ação, como se fossem de certa forma salvar o mundo quando toda "opressão capitalista" fosse erradicada, o que lhes dá uma base moralista de atingir uma era de bem supremo, na qual toda maldade congênita ao ser humano seria algo do passado, das fases anteriores da História. Portanto, infere-se que eles não são black blocs porque são anarquistas, e sim o contrário, a máscara de que o Estado é seu principal inimigo lhes serviu muito bem como pretexto de poder fazer o que quiser, quebrar o que virem pela frente, pois o fazem porque se importam com todos, o fazem pelo bem. Sobre a utilização do termo vândalos, está correto sim, pois produzem estrago ou destruição de monumentos ou quaisquer bens públicos ou particulares, atacam coisas belas ou valiosas, com o propósito de arruiná-las -- e usam a prerrogativa do uso político.
    P.S.: Coitado de Genseric e seu povo por ser comparados aos black blocs, quando tomaram Cartago souberam o que fazer e tomaram a região por 100 anos conseguindo manter a despeito das ofensivas do império romano, já o que fariam os black blocs caso atingissem seus anseios políticos? (Casos os tenham), formariam um novo estado mais justo? Se espalhariam pelo território fazendo o bem? Criariam sindicatos para definir qual seria a função social de cada indivíduo na nova sociedade sem estado? Ou voltariam pra casa pra compartilhar no facebook seus feitos e jogariam PlayStation?
    Paulo Pimentel, 3A

    ResponderExcluir
  27. O movimento Black Bloc possui um ideal anarquista. Eles não possuem líderes ou hierarquia; é um movimento descentralizado. Seus integrantes usam rouspas e máscaras pretas, para não serem identificados; isso faz com que eles se unifiquem, criando a impressão de uma só massa. O seu modus operante se baseia na destruição de propriedades, principalmente sedes de imprensa que apoiam o governo e bancos, símbolos do capitalismo, para mostrar seus ideais anti-capitalistas.
    Porém, o movimento também vandaliza, já que destrói propriedades, mesmo que para mostrar suas posições.
    Gabriel Mendes 3B

    ResponderExcluir
  28. O movimento dos Black Blocs não pode ser considerado vandalismo, pois não tem como objetivo simplesmente a depredação ou destruição do patrimônio alheio (seja ele público ou privado) sem nenhum ideal por trás.
    Os mesmos são claramente e autointitulados como anarquistas, carregam consigo a bandeira do anarquismo quando se manifestam, além de serem um movimento desorganizado, descentralizado e contra o governo, neoliberalismo e capitalismo. Culpam a "ordem vigente atual" pelos males que atingem o país, e por isso atacam os que seriam os pilares físicos que representam a mesma, como por exemplo: bancos e sedes de empresas atreladas fortemente ao governo.
    O motivo do movimento dos Black Blocs ser constantemente atrelado ao vandalismo se da pela revolta, violência e confrontos com a polícia recorrentes quando se manifestam, e por sua vez como são contra mídia manipuladora, acabam sendo difamados pela mesma. Como disse Maquiável " Os fins justificam os meios", no caso, os métodos dos Black Blocs são apenas mais uma forma de atingirem seus objetivos.
    Juliana Cavalcanti 3B

    ResponderExcluir
  29. A própria palavra vandalismos foi atribuída aos povos bárbaros germânicos pelos romanos, quando por fim invadirem Roma realizando diversos saques e destruindo inúmeros patrimônios históricos de cunho artístico e culturais, logo a palavra "vândalo" foi preservada como sinônimo de saqueador, aquele que destrói ou depreda por prazer.
    O movimento dos Black Blocs não enquadra na discrição acima, uma vez que apesar de não terem objetivo claro, tem uma ideologia clara, logo, atacam apenas aquilo que vai contra a sua ideologia com fins de protesto. Se tornam alvo, todas aquelas construções que representam o governo, sistema ou economia na qual vivemos.
    Juliana Cavalcanti 3B

    ResponderExcluir
  30. A partir da leitura do texto, observamos que a destruição de sedes de empresas que costumam apoiar os governos contra os quais se protesta é uma das principais características do movimento dos Black Blocks. Outra característica dos Black Blocks foi de proteger os manifestantes da Polícia Militar (aparato governamental que, teoricamente, era para proteger a população, não o governo apenas), historicamente usada para reprimir (em vez de garantir) os movimentos sociais e os direitos civis dos mesmos.
    A visão de que "o movimento Black Block não passa apenas de vandalismo" é extremamente superficial, pois ao se depredar sedes de bancos ocorre o que conhecemos como iconoclastia ( quebra de imagem), fato este presente em toda história mundial, indo da Queda da Bastilha à Queda do Muro de Berlim. Porém, não sei se podemos dizer que o movimento dos Black Blocks seja anarquista, pois mesmo possuindo caráter crítico de insatisfação quanto ao capitalismo e aao governo, não tem assumida como proposta o fim desses.
    Ivens, 3B

    ResponderExcluir
  31. A partir da leitura do texto, observamos que a destruição de sedes de empresas que costumam apoiar os governos contra os quais se protesta é uma das principais características do movimento dos Black Blocks. Outra característica dos Black Blocks foi de proteger os manifestantes da Polícia Militar (aparato governamental que, teoricamente, era para proteger a população, não o governo apenas), historicamente usada para reprimir (em vez de garantir) os movimentos sociais e os direitos civis dos mesmos.
    A visão de que "o movimento Black Block não passa apenas de vandalismo" é extremamente superficial, pois ao se depredar sedes de bancos ocorre o que conhecemos como iconoclastia ( quebra de imagem), fato este presente em toda história mundial, indo da Queda da Bastilha à Queda do Muro de Berlim. Porém, não sei se podemos dizer que o movimento dos Black Blocks seja anarquista, pois mesmo possuindo caráter crítico de insatisfação quanto ao capitalismo e aao governo, não tem assumida como proposta o fim desses.
    Ivens, 3B

    ResponderExcluir
  32. Os black blocs são movimentos de cunho anarquista e se caracterizam pelo uso da depredação de propriedades privadas (símbolo da exclusão), porém o anarquismo em si não pode ser comparado com vandalismo, tendo em vista que a ideologia anarquista não possui nenhum vinculo com a degradação de espaço e sim sustentam a ideia de "ódio" ao sistema capitalista.
    Joao pedro 3c

    ResponderExcluir
  33. Os black blocks são sim de caráter anarquista, são contrários à globalização e ao modo de produção capitalista.Eles alegam que se não são ouvidos, a única forma de serem atendidos está na depredação de instituições opressoras à população.Portanto é possivel sim definir os black blocks como um movimento anarquista.
    Victor Samuel 3C

    ResponderExcluir