A I República no Brasil
Revista Illustrada - 9 de junho de 1888 |
República Velha, República do Café
com Leite, República Oligárquica. São denominações comuns para as primeiras décadas do sistema republicano no Brasil (1889 a 1930).
Todas indicam características da história brasileira do período: o domínio político
e econômico oligárquico, principalmente dos cafeicultores paulistas, apoiados por Minas Gerais, estado que possuía o maior colégio eleitoral; eleições
marcadas pelo coronelismo e pelo voto de cabresto. Tais elementos ou práticas foram alguns dos motivos para que os opositores do domínio oligárquico nomeassem o período como República Velha.
(Disponível em: http://sarahistoriams.blogspot.com.br/2011/04/velha-e-atual-republica.html) |
Revista Illustrada |
As próximas postagens apresentam momentos, processos ou eventos da I República no Brasil. Foram propostas por mim e por licenciandos de História da UERJ que realizam a disciplina de Estágio Supervisionado I no CAp neste semesre (2015.1) em turmas da 3a. série do ensino médio. Seus nomes: Moacir Ferreira Dias, Nilton Cesar da Silva, Roberta Senra, Rodrigo Glejzer e Valdir Gabriel de Lima. O objetivo: problematizar tais questões, propiciando oportunidades para comentários propositivos dos alunos das turmas do CAp. Vamos ao trabalho!
Para refletir:
A Revista Illustrada foi uma publicação que circulou durante os anos de 1876 a 1898. Fundada por Angelo Agostini, no Rio de Janeiro, o veículo satirizava a política brasileira, participando de campanhas fundamentais do período como a abolicionista e a republicana.
Observe as charges acima e aponte que características da I República são sublinhados pela revista.
A Revista Illustrada foi uma publicação que circulou durante os anos de 1876 a 1898. Fundada por Angelo Agostini, no Rio de Janeiro, o veículo satirizava a política brasileira, participando de campanhas fundamentais do período como a abolicionista e a republicana.
Observe as charges acima e aponte que características da I República são sublinhados pela revista.
Na primeira charge há uma fazenda com pés de café, que era o principal produto agro-exportador e base da economia brasileira na época, que pode representar a política do Café com Leite que envolvia as oligarquias de São Paulo e Minas Gerais no âmbito de controlar para que somente políticos desses dois estados fossem eleitos à presidência, havendo assim um revezamento apenas entre São Paulo e Minas. A segunda charge refere-se ao voto de cabresto, que ainda existe, mas que ficou muito marcado na República Velha. A terceira charge a mulher está representando a República Velha, o o homem é Antonio Conselheiro. Antonio era um peregrino que ao ver o nordeste em baixa devido a crise do açúcar, começa a reunir fieis e formar uma grande cidade. Porem visto como ameaça, há expedições militares para combater tal influencia, para que esta não chegue nos demais "estados". Dá-se inicio a Guerra de Canudos.
ResponderExcluirJayme da 3C
ResponderExcluirNa imagem da Revista Ilustrada de junho de 1888 (1 ano antes da proclamação da República) é visível a vontade geral da população de a ter instalada no Brasil, existindo, na imagem, um grupo seguindo Marianne, a personificação do regime republicano utilizado na França. Na legenda da imagem, Marianne afirma que não deseja-os pelo "sangue de escravos em vossas mãos que poderiam sujar suas vestes" (ou algo assim), criticando o fato do país desejar uma República mas não considerar todos iguais na visão da lei.
ResponderExcluirAs outras imagens são pós Proclamação da República e remetem ao voto fantasma (ligado ao voto de cabresto) e a imagem de Antonio Conselheiro, líder religioso que participou da Guerra de Canudos. Este era visto pela imprensa como um "contra-revolucionário monarquista perigoso", contrário, como visto na charge, à imagem de Marianne.
Rafaela, 3B.
Na primeira charge está sendo representada na mulher a chegada da República Velha, numa fazenda de plantio de café: principal produto agro-exportador da época, que equilibrava a economia dividida entre Minas Gerais e São Paulo. (Política do Café com Leite) A segunda charge representa o voto cabresto (voto-fantasma, voto-defunto) que era característica das eleições na república velha, numa imensa compra de votos e abuso de autoridade. Na terceira charge, está representada a república velha na imagem da mulher, e do outro lado, a imagem de Antônio Conselheiro, que foi responsável pela criação de Belo Monte, uma comunidade igualitária que abrigava ex escravos e camponeses pobres em busca de melhores condições de subsistência. A charge é justamente a separação desses dois polos, que pode ser observada na Guerra de Canudos onde a república destruiu a cidade de Belo Monte deixando milhares de mortos nesse confronto sócio-religioso e o exército republicano
ResponderExcluirGiulia Novais. Turma 3B
Obg.
ExcluirNa imagem da "Revista Illustrada" (publicada um ano antes da proclamação da República) é possível perceber um movimento defensor do sistema republicano.
ResponderExcluirÉ importante destacar o cartaz que os manifestantes seguram, com os dizeres: "Viva a República" e "Abaixo a monarquia". Nesse contexto, pode-se observar uma ideologia explicitamente anti-monarquista (sistema vigente no ano de 1888) e defensora do sistema republicano.
Foram muitos os motivos para a insatisfação com a monarquia e, na charge, é tratado um deles: a questão do negro. Ao enunciar: "Não vos aproximais de mim! Vossas mãos ainda tintas do sangue dos escravos, manchariam as minhas vestes! Retirai-vos, eu não vos quero..." (abaixo da imagem), pode-se relacionar a fala com os resquícios da escravidão após a abolição, como a questão do preconceito, a não inserção do negro na sociedade como cidadão, o desemprego e a consequente fuga para atividades marginais.
Portanto, pode-se afirmar que a República resultou da incapacidade da monarquia de lidar com diversas mudanças ocorridas, como o fim da escravidão e o fortalecimento do trabalho livre e assalariado.
Além disso, vale ressaltar o significado da imagem da mulher, conduzindo o movimento: esta faz apologia ao grande símbolo da Revolução Francesa, que representa os ideais de República. Muitas vezes a República era simbolizada por uma mulher, como expressão de modernidade.
Ademais, nos entornos da manifestação são representados agricultores observando o movimento. Provavelmente, são trabalhadores de uma plantação de café, produto agrícola característico da principal atividade econômica da época no Brasil.
A segunda imagem é uma charge que faz uma sátira ao "voto fantasma", prática muito presente na República Velha. Pode ser definida como uma manipulação das eleições, comandada pelos coronéis, em que as pessoas falsificavam documentos, muitas vezes se utilizando de nomes de pessoas já falecidas, para poderem votar mais de uma vez, e assim, favorecer certo candidato em troca de benefícios.
Na terceira imagem, há novamente a imagem da mulher representando a República, e em frente a ela, a figura de Antônio Conselheiro, fazendo um gesto de "frear", ou seja, uma negação ao ideal republicano.
Antônio Conselheiro foi o líder religioso de Canudos: um povoado no interior da Bahia, com uma forma comunitária de trabalho e renda que reunia diversos adeptos, dentre eles habitantes do sertão que sofriam pela seca, pela exploração de sua mão de obra por grandes proprietários e pela desigualdade social. O objetivo do vilarejo foi proporcionar uma melhor expectativa de vida aos seguidores de Antônio Conselheiro, a partir de um trabalho para subsistência.
Desta forma, o movimento era fortemente contrário aos ideais republicanos (como expresso na imagem: "Até tomando ares de dizer à República: alto lá! d'aqui não passarás). O que posteriormente culminou na Guerra de Canudos, em que o Governo Federal interviu e enviou tropas para o combate ao movimento, já que os grandes proprietários de terras do Nordeste dependiam da exploração da mão de obra.
Maria Laura Paiva, turma 3C.
Na primeira imagem observamos um movimento defensor do sistema republicano,
ResponderExcluirdestaca-se o cartaz que os manifestantes seguram, "Viva a República" e "Abaixo a monarquia".Trata-se de uma ideologia explicitamente anti-monarquista,muito presente durante a República Velha.
A segunda, se refere ao voto fantasma. Durante a República Velha,o corpo de eleitores era muito restrito, a fraude,violência, e as honrarias representam, assim papel decisivo na manifestação das urnas, o que é satirizado pela charge. Já a terceira e última charge , há uma mulher representando a República, e em frente a ela, Antônio Conselheiro, fazendo um gesto de contrário, indicando uma negação ao ideal republicano.
Antônio Conselheiro foi o líder religioso de Canudos,seu objetivo era fortemente contrário aos ideais republicanos. O que posteriormente causou a Guerra de Canudos.
A primeira charge representa uma mulher: Marianne, simbolo francês da República. Essa é representada seguida e aclamada por uma multidão em meio a uma plantação de café. A ilustração representa as mudanças ideológica que aconteceram no país nos anos que antecederam a República. Os grande proprietários de terra, sobretudo os Barões de café, passaram a apoiar a proclamação da República (e o fim da Monarquia) pois desejavam obter maior poder político, já que tinham grande poder econômico.
ResponderExcluirJá a segunda imagem, há uma critica as formas de fraude que ocorreram durante a República Velha. Uma das formas de manipulação eleitoral era a realização de votos de pessoas que não existiam ou que já haviam morrido, como é retratado na figura, onde um defunto pede a um senhor que vise seu título eleitoral.
Enquanto a terceira charge apresenta a figura de Antonio Conselheiro, líder de Canudos, fazendo gestos "pare" e dizendo "Até tomando ares de dizer à República: alto lá! d'aqui não passarás". Assim, Antonio fundou Canudos devido a situação precária em que vivia a população, sem terra e obrigada a trabalhar para os grandes proprietários de terra. A charge representa o sentimento de confirmação de Antonio conselheiro de que Canudos resistirá até que os ideais republicanos sejam cumpridos.
Beatriz Rodrigues turma 3A
A primeira charge representa uma mulher: Marianne, simbolo francês da República. Essa é representada seguida e aclamada por uma multidão em meio a uma plantação de café. A ilustração representa as mudanças ideológica que aconteceram no país nos anos que antecederam a República. Os grande proprietários de terra, sobretudo os Barões de café, passaram a apoiar a proclamação da República (e o fim da Monarquia) pois desejavam obter maior poder político, já que tinham grande poder econômico.
ResponderExcluirJá a segunda imagem, há uma critica as formas de fraude que ocorreram durante a República Velha. Uma das formas de manipulação eleitoral era a realização de votos de pessoas que não existiam ou que já haviam morrido, como é retratado na figura, onde um defunto pede a um senhor que vise seu título eleitoral.
Enquanto a terceira charge apresenta a figura de Antonio Conselheiro, líder de Canudos, fazendo gestos "pare" e dizendo "Até tomando ares de dizer à República: alto lá! d'aqui não passarás". Assim, Antonio fundou Canudos devido a situação precária em que vivia a população, sem terra e obrigada a trabalhar para os grandes proprietários de terra. A charge representa o sentimento de confirmação de Antonio conselheiro de que Canudos resistirá até que os ideais republicanos sejam cumpridos.
Beatriz Rodrigues turma 3A
As três charges da Revista Illustrada acima referem-se a momentos históricos bem distintos da República Velha.
ResponderExcluirA primeira charge, publicada em 9 de junho de 1888, um ano antes da proclamação da República, faz uma referência a defesa por parte da população pela instauração de um sistema republicano.
Na imagem, está representado uma espécie de movimento/protesto de pessoas segurando cartazes com os dizeres "Abaixo a monarquia abolicionista! Viva a República com indenização", o que mostra essa ideal anti-monarquista, essa insatisfação presente na sociedade brasileira antes do fim do sistema monárquico.
Na figura, há ainda a presença dos negros no protesto e uma legenda como se fosse a fala da mulher do centro representando a República, que diz "Não vos aproximais de mim! Vossas mãos ainda tintas do sangue dos escravos, manchariam as minhas vestes! Retirai-vos, eu não vos quero...", assim há na charge também a ideia negativa da monarquia que demorou muito tempo para conceber a abolição da escravatura e mesmo quando a fez, não integrou a população negra ao resto da sociedade e esses continuaram marginalizados.
Outra ponto a ser destacado é a mulher ao centro da charge guiando o protesto (posição de sua mão como um chamamento) que representaria a Marianne, figura feminina símbolo da República e liberdade na Revolução Francesa (que teve seu maior destaque no quadro "A liberdade guiando o povo", de Delacroix). Dessa forma, a alegoria estaria presente na charge da revista brasileira como um símbolo de que a instauração da República seria o ideal para o país naquele período, já que a monarquia era considerada um atraso e sinônimo de muitos problemas sociais.
A segunda charge trata-se de um momento posterior ao da primeira e já mostra uma posição contrária, de crítica da República Velha.
Na imagem, temos a presença de um defunto saindo do caixão e entregando seu título de eleitor a um homem que passa por ele, e esse mesmo defunto ainda diz: "O cavaleiro que vai a cidade quer fazer a gentileza de me fazer visar este título de eleitor?". Assim, a charge critica de forma satírica a comum prática do período que era a do "voto-fantasma". Essa prática consistia na falsificação de documentos, ao fazer com que pessoas já falecidas "ainda votassem", ou seja, políticos interessados em ganhar mais votos faziam com que pessoas votassem com o nome e documentos de pessoas mortas para que votassem mais vezes nele e obter vantagem em relação aos seus adversários.
Aqui já começasse a perceber alguns problemas relacionados a República, que antes era apoiada com tanto vigor pelos brasileiros.
Já a terceira charge faz referência ao momento da República Velha no qual começasse a se preocupar com o povoado de Belo Monte, na Bahia. Percebe-se isso através dos personagens retratados na imagem, à esquerda está o homem que foi considerado o líder do povoado, chamado Antonio Conselheiro e à direita está a mesma personagem retratada na primeira charge que seria a Marianne, representando a República.
ResponderExcluirNo povoado, era defendida a ideia de um trabalho comunitário, que fosse benéfico para a população como um todo, assim, uma comunidade mais igualitária que se sustentasse pelo trabalho de subsistência. Nele, viviam, principalmente, trabalhadores rurais que sofriam com a exploração dos grandes proprietários rurais, com a forte seca e a desigualdade social. Dessa forma, Antonio Conselheiro, através, principalmente, da religião, conseguiu muitos seguidores, ao tentar instalar na vila melhores condições de vida aos mesmos.
Na imagem, o líder aparece fazendo um gesto como o de frear, parar a República, indicada pela posição da mão do homem e ainda com os dizeres: "Até tomando ares de dizer à República: Alto lá, d'aqui não passarás". Assim, o movimento tinha um ideal anti-republicano, por esse reforçar e provocar as péssimas condições nas quais os trabalhadores viviam.
No entanto, com o passar do tempo o povoado passou a ser considerado uma ameaça à República, pois os latifundiários estavam perdendo trabalhadores, a Igreja Católica seus seguidores e , além disso, a vila ainda poderia servir de exemplo a outros trabalhadores rurais. Com isso, o governo federal enviou tropas militares ao local com o intuito de combater o movimento, que mesmo depois de algumas derrotas, foram responsáveis pela devastação do povoado e morte de milhares de seus habitantes; tal evento ficou conhecido como a Guerra de Canudos.
A partir dessas análises, conclui-se que a forma como a República Velha era vista foi se modificando ao longo do tempo. Isso porque em seu início haviam ideias de modernização, de que tudo seria melhor, mas, no fim, esta acabou mantendo uma série de estruturas presentes na monarquia e que prejudicavam grande parte da população. Através das três charges, percebe-se uma gradação da visão acerca do regime com a passagem do tempo, já que na primeira observa-se a República de forma muito positiva, na segunda, já se identifica uma crítica a um mecanismo de fraude presente no governo, e na terceira, a referência a um evento ocorrido que causou a morte de milhares de pessoas.
Rafaella Reis 3C
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